terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Debulhando: Marcos

O principal motivo para o debulhando do queridinho da galera ter demorado tanto é que ele não tinha feito nada.

Nada de nada.

Nadinha.

E, claro, não dá para debulhar um nada.

A questão é que Marcos entrou na casa sem nada a seu favor além de ser bonito (o que não é unanimidade) e gostar de mulher. Mas tipo, gostar bastante. Muito mesmo. Porque as românticas que me perdoem, mas Marcos saiu flertando feito um louco desde o iniciozinho do confinamento, fazendo comentários sobre a mulherada e terminou dando um beijo forçado em Emilly, o que não foi coisa de tarado, mas foi, sim, desrespeito. Maya e Vivian se apegaram a isso e viajaram na batatinha, querendo colocar plaquinha de tarado no pescoço dele. Juntou duas participantes com rejeição acusando injustamente um terceiro, e pronto, criou-se o fenômeno Marcos.



Quando foi indicado ao paredão, ele foi calmo e não barraqueou. Esta que vos escreve ficou profundamente decepcionada com isso, mas talvez o que ele fez tenha sido melhor para o seu jogo (inexistente). Ele simplesmente pediu desculpas se as havia ofendido. No incidente em que o Manel não levou uma brincadeira na esportiva e virou bicho para cima dele, Marcos agiu da mesma forma. Era equilíbrio demais, sabe? Não dava para definir o que era frieza, autocontrole ou educação. Tudo o que se sabe é que todas essas pessoas, mais aquelas que continuavam votando nele, o colocaram no centro de um jogo do qual ele não participava. Marcos era uma planta, mas uma planta com destaque. Virou mocinho de coisa alguma e, quem se colocava contra, foi tachado de vilão. E, durante essa fase, por mais que eu quisesse debulhá-lo, não o fiz porque o achava oco. Marcos dizia pouco ligar para o prêmio. Disse a Emilly que sairia da casa imediatamente com ela se ela quisesse. Disse que Daniel merecia ganhar mais que ele.



O Marcos só teve um papel realmente ativo em relação à Emilly, um jogo de casal declarado e descarado, em que Marcos dizia que casal ia mais longe e que, se os dois fossem emparedados, o que voltasse, ganhava. Ele parecia cuidar dela, o que era bem bonitinho, se você se esquecesse que ele estava narrando o jogo o tempo todo. Marcos fez muito bem a atuação para o público. Centrado, conselheiro, perseguido pelas outras pessoas da casa, membro da Confination, que foi um dos pontos altos dessa edição, vivendo um bromance com o Ilmar. Ele joga para vocês, amiguinhos. E vocês compraram. Deu certo. Foi tudo lindo... Aí veio o Caps Lock.

Pra quem não sabe, Caps Lock são interferências externas que, normalmente, são entendidas de forma totalmente errada. No caso do Marcos, não foi diferente. Durante o almoço do líder, ele achou que a família estava séria demais e, por mal das dores, ainda recebeu carne de cordeiro, o prato preferido da ex-namorada.

Adoro esses divisores de água, sabe? Aquele momento em que um participante que estava na trilha certa de repente mete os pés pelas mãos. Marcos meteu.

Primeiro, e antes mesmo do Caps Lock, foi com Ilmar. Este reclamou que Marcos usou quatro laranjas para fazer um suco só para ele e para Emilly, e Marcos entendeu como uma maneira de fazer sua caveira para o público. A partir dali, ele dedicaria seus dias a queimar o melhor amigo, dizendo que sua atitude havia sido um golpe baixo em um looping mais eterno que a Emilly se dizendo linda. Ao mesmo tempo, voltou suas armas para a própria Emilly, e passou a apontar os erros e defeitos dela de forma sistemática em inúmeras DRs. Disse para ela que preferia ela ter ido ao paredão que Ilmar ser emparedado porque ele não lhe deu o anjo. Acabou que Marcos, que não sabia que o anjo era autoimune, não o deu para o Ilmar mesmo, e para a Emilly jogou na cara dela que ela havia sido egoísta inclusive com a mãe, isso tudo no aniversário de dois meses da morte dela. Durante essa última briga com a Emilly, ele foi de uma crueldade sem tamanho e, enquanto a menina se engasgava de chorar, ele simplesmente respondia que não ia conversar com ela assim, como se ela estivesse tendo um ataque de criancice. Mais tarde, quando Ilmar perguntou por que Emilly estava chorando, Marcos deixou que ele acreditasse que havia sido por causa de Ieda, que havia interrompido a briga. Ele não continuou a conversa com Emilly e nem pediu desculpas.



Marcos Pós Caps Lock também foi leviano, dizendo para Elis e repetindo várias vezes que ela tem traços de esquizofrenia. Isso é algo forte para se dizer, principalmente vindo de um médico. A gente sabe que parte de se tornar um campeão do Big Brother é desconstruir os adversários. Mas ele o tem feito de forma agressiva, atacando tanto amigos e inimigos, enquanto mantém a voz calma e assume um ar de superioridade, seja em relação à maturidade (quando fala com Emilly) como usando sua posição profissional.

E finalmente, com a eliminação da Elis, Marcos e Rômulo levantaram o bastião de limpar a casa das pessoas "que não evoluem", em franco desafio ao discurso de Titi, que disse que não selecionou ninguém perfeito. Mas o que o Titi ou a produção do programa sabem, não é mesmo? São Marcos e Rômulo e seu modelo de como uma sociedade deveria ser que contam.

Marcos pode estar perdido ou não, mas mudou da água para o vinho. Passou a cagar regras, discordar do tremendo Caps que foi o discurso do Tiago, e dar lições de moral com uma prepotência e arrogância que o afastam completamente do participante da primeira semana que pediu desculpas às líderes que o indicaram por tê-las ofendido. Com isso, perde torcida também.

6 comentários:

  1. Parabéns! Ótima análise. Fiquei perplexa com a crueldade de Marcos com Emily, inclusive tirando a coberta de cima dela. "Porque cobriu? Foste egoísta?" A menina burra respondeu certo, "vc está usando contra mim coisas que te disse em confidencia".
    Marcos tem um ego enorme e nenhuma inteligência emocional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi sim, foi uma cena triste e cruel demais!

      Obrigada pela visita <3

      Beijos!

      Excluir
  2. O confinamento leva a situações e atitudes extremas que aqui fora, muitas vezes, nao adoraríamos. Essa talvez seja uma das maiores razões pela qual assistimos este programa.
    Gostei do marcos, a princípio, justamente pela calma que mantinha frente aos ataques destemperados que sofria.
    Mas de caça (bjo luiz Otávio), ele passou a caçador.
    Quiçá o tempo faça ele voltar aos eixos.
    Por outro lado, ilmar mostra um lado humano e verdadeiro, o que gostamos de ver nos confinados. Acredito que nasce aí um possível vencedor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a pressão do confinamento deve ter muito a ver com isso! E ele era calmo demais, uma hora ia perder a mão. Beijos!

      Excluir
  3. Ótima análise, esse casal se acha a última cocada do tabuleiro e Marcos tem a infeliz certeza de que casal é forte no jogo. O moço bacana da primeira semana morreu no jogo e não acredito numa recuperação. A não ser que fosse "macho prá caraio" e acabasse com esse romance fake.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Beth! Não sei se o Marcos se recuperaria se acabasse o romance. Muitas das falhas que vem cometendo não têm a ver com a Emilly.

      Excluir